segunda-feira, 12 de março de 2018

Floresta de Montado, o verdadeiro tesouro do Alentejo







Este mês, o Projeto Alcáçovas Outdoor Trails emitiu mais uma série de três pacotes de açúcar coleccionáveis, " A Floresta de Montado é o verdadeiro tesouro do Alentejo.".

O montado de sobro é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Portugal concentra 34 por cento da área mundial, o correspondente a uma área de 736 mil hectares e 23 por cento da floresta nacional. Portugal possui a maior área do mundo de montado de sobro.

As florestas de sobreiros são um ecossistema muito particular, tal como os vinhedos do vale do Douro ou a mata Atlântica no Brasil, de delicado equilíbrio e que subsiste apenas na bacia mediterrânica, sobretudo nas regiões a sul da Península Ibérica e com influência atlântica como é o caso de Portugal, o país que se orgulha de possuir a maior extensão de sobreiros do mundo. Desenvolvem-se desde o nível do mar até 500 metros de altitude nos climas quentes e húmidos da bacia mediterrânica, em especial nas regiões meridionais da Península Ibérica influenciadas pelo Oceano Atlântico.


Denomina-se montado à área de povoamento mais aberto (a típica paisagem alentejana) que faz lembrar a savana e cuja espécie dominante é o sobreiro. No entanto, os sobreiros podem ser encontrados em comunidade com outras espécies – outro tipo de carvalhos, pinheiro-bravo e pinheiro manso – dando origem aos sobreirais, bosques mais fechados e densos, onde se encontram, também, outras espécies: estevas, sargaços, giestas, entre outros.
Os montados formam paisagens-culturais, isto é, sistemas que resultam da ação humana por aproveitamento de recursos diversos: a cortiça, os frutos para a alimentação animal, as pastagens ou as culturas agrícolas que coexistem na mesma área e conferem aos montados o seu carácter silvo-pastoril.
https://www.apcor.pt/montado/floresta/