quinta-feira, 22 de março de 2018

Ponte da Ajuda









Estas fotos foram tiradas da nova Ponte da Ajuda, que liga por estrada Elvas e Olivença, atravessando o Rio Guadiana. As ruínas que se observam nas duas margens são as da velha Ponte, há muito tempo destruídas...
As pontes servem precisamente para unir os povos e actualmente vivem nos dois lados das margens pessoas com um grande empenho em conservar as suas raízes e que podem estar orgulhosas da sua história.
Na minha opinião, ir visitar Elvas sem visitar Olivença ( e vice-versa) é ficar com o passeio  incompleto...
.
Na cimeira luso-espanhola de 1994, o governo português recusou um empreendimento transfronteiriço de construção de uma nova ponte sobre o rio Guadiana, perto da ponte da Ajuda, chamando a si todos os encargos e responsabilidades de construção dessa futura ponte, evitando assim quaisquer formas de reconhecimento tácito de um traçado de fronteira sobre a linha do Guadiana e qualquer cedência do território de Olivença e correspondente património. 
Em 2000, foi inaugurada esta nova ponte, a curta distância a jusante da antiga, construída e financiada pelo governo português.
( Wikipédia)

Em vez da guerra, este local agora é de Paz. A questão de Olivença constitui uma oportunidade para incentivar o turismo de ambos os lados do rio Guadiana.
E é isso que se pretende com estas fotos, o mais importante é preservar a história. "Águas passadas não movem moinhos"

Sem comentários:

Enviar um comentário