domingo, 5 de julho de 2015

Bifanas de Vendas Novas






Os compadres já provaram as célebres Bifanas de Vendas Novas? Não?...

Então não sabem o que perdem...
Em Vendas Novas, existem dezenas de sitios onde se pode comer esta verdadeira iguaria, todos com as suas próprias receitas e modos de as confeccionar e, portanto, a escolha da melhor bifana torna-se muito dificil.
Pessoalmente, gostei muito do molho das que comi no Café Snack-Bar "A Chaminé",  as bifanas confeccionadas pelo sr. Manuel têm um gostinho de fazer chorar por mais...
Fotos retiradas do blog: 

Diz a tradição oral que a origem de Vendas Novas se deve à existência, em tempos recuados, de duas estalagens aqui mandadas construir.
    A origem provável e o subsequente desenvolvimento de Vendas Novas, devem-se essencialmente a três acontecimentos que tiveram lugar quase simultaneamente.
    O primeiro e segundo acontecimento devem-se essencialmente à criação da Posta Sul, por ordem de D.João III, estabelecendo-se uma estação e uma sede da Posta em Aldeia Galega (o actual Montijo). De igual modo, com licença do rei, mandou Luís Afonso, Correio-Mor do Reino,  abrir um caminho de Aldeia Galega a Montemor, que atravessava uma vasta charneca que o rei utilizava para as suas caçadas reais, de maneira a diminuir o percurso e o tempo das viagens. Nesse caminho, o rei mandou construir uma estalagem, no sítio que hoje é Vendas Novas.
    O terceiro acontecimento está ligado à construção, por ordem de D.Teodósio, de duas pousadas, uma em Evoramonte e outra nas Vendas Novas, perto das duas estações, para melhor se deslocar de Lisboa a Vila Viçosa. Terá sido então, a aberta do caminho para a Posta do Sul, através da charneca, em 1526, e a construção de duas estalagens, (a da Mala-Posta, em 1526, e a do Duque D. Teodósio I,em 1930), os três factores determinantes para a origem de Vendas Novas.
    Quanto ao nome do povoado terá provavelmente origem nas construções - "Estalagens" ou "Vendas", que por serem de recente construção, eram novas, denominadas pelos viajantes como "as Vendas Novas".

Sem comentários:

Enviar um comentário