quarta-feira, 15 de julho de 2015

Monte do Porto da Ribeira (Alcáçovas)







Testemunha silenciosa de um antigo passado muito próspero, o Monte do Porto da Ribeira, a cerca de 10 kms de Alcáçovas está em ruinas. Pela sua grandeza, devem ter aqui vivido muitas familias simultâneamente, pois existe uma casa principal, casas secundárias para os trabalhadores, manjedouras e  currais para o gado, tanque de regadio e horta.
Por ali, ainda pasta gado bravo mas inofensivo. O silêncio lá dentro oprime. Ralos e cigarras cantam cá fora, indiferentes ao calor do verão alentejano.
Não é fácil cá chegar, só de bicicleta ou a pé...
Mesmo degradado, este monte é lindo. Hei-de cá voltar mais vezes...
Link para visualização de percurso : http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=7667367

2 comentários:

  1. Como é possível este lindo monte ter chegado a este estado???😔
    Deixa-me muito triste ao ver estas fotos, pois foi onde vivi a minha infância...hoje com 35anos recordo com saudades os tempos de brincadeiras com os meus manos,os mergulhos que davamos no tanque....é um misto de emoções...muitas saudades....e tristeza ao mesmo tempo por ver que o monte onde fui tão feliz está todo degradado. Vou querer ver este lugar onde fui muito feliz...fica prometido

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estas fotos datam de 2015, têm cerca de 5 anos... Claro que agora ainda está muito mais degradado, infelizmente...

      Eliminar