quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Caminhar por esses campos fora ( Beja)


No sábado, dia 27 de janeiro, a autarquia de Beja organiza uma caminhada “Por esses campos fora”. São 12km de percurso em que, a partir de Quintos, todos os caminhos (de ferro) vão dar a Roma.
A riqueza agrícola da região do Baixo Alentejo pode ser facilmente constatada com a “nova revolução agrícola” surgida nas planícies regadas pela água de Alqueva, mas já presente em intenções de investimento com mais de cem anos, como a construção do Ramal Ferroviário de Moura, que tinha como prioridade o escoamento dos cereais do Alentejo para Lisboa.
As ruínas da antiga Estação de Quintos registam esse momento, mas a importância dada à produção destas terras começou milénios antes com os primeiros agricultores no Neolítico que nos legaram vários vestígios arqueológicos agora descobertos neste território.
A expansão agrícola conheceria um salto qualitativo com a chegada dos romanos, observável nos muros e pedras das villae que ainda resistem, como os formidáveis vestígios da Torre Cardeira.
Venha descobrir este percurso interpretado por Miguel Serra (arqueólogo) e José Pereira.
Os participantes deverão trazer calçado confortável, água, peça de fruta e impermeável ou chapéu.
Duração: 3h30
Inscrição obrigatória: (nome, CC/BI, contacto telefónico, email) através do email: turismo@cm-beja.pt ou do telefone: 284311913

Sem comentários:

Enviar um comentário