segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Ruínas Romanas de Pisões (Penedo Gordo)








Talvez estas fotos do José Baguinho mostrem um pouco melhor aquilo que se passou na área envolvente a Pisões! 
É que para além da destruição patrimonial já referida no Diário do Alentejo, também se conseguem observar outros impactos como a afectação da estrada de acesso a Pisões (de que adianta valorizar a villa se só se consegue lá chegar de tractor???) e outros que as imagens não documentam como as alterações às linhas de água...
Muito provavelmente terá sido gravemente afectada a pars rustica e frumentaria da villa (instalações dos trabalhadores, celeiros, lagares, adegas, etc), que se situam em grande parte no exterior da área vedada e que nunca foram alvo de escavações. 
Também terá sido destruído um aqueducto de abastecimento a Pisões de que escavei parte em 2001! Uma linha de água foi entulhada com pedras trazidas de outros lados (mas até houve lata para perguntarem se havia pedras que pudessem carregar nas ruínas!!!), desviaram outra linha de água onde passava o aqueduto e até tentaram destruir o estacionamento em frente a entrada de Pisões para arranjarem espaço para mais 2 ou 3 pés de oliveira! 
É absolutamente inacreditável!!!! 
Se desta vez não houver consequências sérias então já nada haverá a fazer em casos futuros que continuarão a existir (talvez já amanhã!)

Texto da autoria do nosso compadre Miguel Serra.

https://www.visitalentejo.pt/pt/catalogo/o-que-fazer/museus-e-locais-a-visitar/villa-romana-de-pisoes/
http://www.historiadeportugal.info/ruinas-romanas-de-pisoes/

Sem comentários:

Enviar um comentário