sexta-feira, 19 de abril de 2013

Raia Alentejana

A Raia é a fronteira entre Portugal e Espanha, mas é muito mais, é História e histórias, é gente e costumes herdados de gerações, é de uma beleza natural extraordinária.
Longe das grandes cidades ficou um património intocado, vestígios de povoados pré-históricos e dos seus monumentos em pedra, fortificações e templos dos vários povos que conquistaram e defenderam estas terras a que chamaram suas, Celtas, Iberos, Romanos, Germânicos, Islâmicos, Castelhanos e agora Portugueses.
Da mistura de todos os que por aqui ficaram resulta uma identidade cultural única que é mantida pelo povo da Raia, nos seus costumes e tradições, no seu artesanato e gastronomia, na arquitectura e no falar, mas principalmente na sua relação com a terra.
Para as gentes da Raia a família, os vizinhos e a terra são o mais importante. Os ritmos são os do campo, das estações, do semear e do colher. Todos têm a sua horta e os seus animais, sempre dispostos a ajudar, a dar uma couve, umas laranjas ou um dedo de conversa.


Link para mais informação sobre a Raia Alentejana:  http://traveltoalentejoportugal.blogspot.pt/

2 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação, aqui vai o evento no face, abraço
    https://www.facebook.com/events/358045000967492/?fref=ts

    ResponderEliminar
  2. É sempre com muito gosto que fazemos divulgação aos teus eventos e a quaisquer outros que se enquadrem dentro da nossa cultura alentejana...
    Abraço bem forte, compadre Luis :)

    ResponderEliminar