quinta-feira, 18 de abril de 2013

Romaria a Cavalo Moita-Viana do Alentejo






Entre os dias 24 e 28 de abril de 2013 centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país voltam a cumprir a tradição ao participarem na XIII Romaria a Cavalo que liga os concelhos da Moita e Viana do Alentejo. O percurso de cerca de 150 quilómetros é feito pela antiga canada real.  Esta Romaria é uma tradição comum aos dois concelhos e que data do século passado. Naquela época, os lavradores deslocavam-se ao Santuário da Nossa Senhora D’Aires, no mês de Setembro, com os seus animais, fazendo o percurso pela antiga Canada Real, através de quintas e caminhos de terra batida, para que estes fossem benzidos durante a procissão em Honra de Nossa Senhora D’Aires, padroeira dos animais, e para pedirem boas colheitas na sua agricultura.

Após um interregno de mais de setenta anos, a tradição foi retomada em 2001, realizando-se no último fim de semana do mês de abril, aquando da Procissão da Nossa Senhora D’Aires.

Durante quatro dias, centenas de romeiros oriundos de vários pontos do país, e do estrangeiro, percorrem os cerca de 150 quilómetros que ligam os dois Municípios através dos campos, atrás do carro-andor que transporta a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira da Moita.

Apesar do carácter religioso que está na sua génese, nos dias de hoje, a Romaria assume uma vertente mais lúdica que privilegia o convívio entre os participantes. Um evento que alia a fé com um ambiente ímpar e de camaradagem.

Promovida por uma comissão organizadora, constituída pelas Câmaras Municipais da Moita e de Viana do Alentejo, pela Associação dos Romeiros da Tradição Moitense e pela Associação Equestre de Viana do Alentejo, a Romaria a Cavalo Moita – Viana do Alentejo foi distinguida, em 2011, com o Prémio Mais Alentejo, na categoria “Mais Tradição”.
http://www.cm-vianadoalentejo.pt/pt/conteudos/actividade%20municipal/cultura/Romaria%20a%20Cavalo%20Moita%20-%20Viana%20do%20Alentejo.htm



Fotos gentilmente cedidas pelo compadre Francisco Fadista