domingo, 6 de outubro de 2013

Barragem de Odivelas







A Barragem de Odivelas está situada na fronteira entre os concelhos do Alvito e de Ferreira do Alentejo. Foi construída em 1972 sobre o leito da ribeira que lhe deu nome e na bacia hidrográfica do rio Sado, sendo uma das maiores barragens da região. No Alentejo, é um local riquíssimo do ponto de vista ornitológico, sendo indicado para os apreciadores da observação de aves sendo possível observar dezenas de espécies como o mergulhão-de-crista, a perdiz-do-mar, o bico-grossudo, a garça-branca-pequena, a garça-real ou a cegonha-branca.
Regra geral, tento aproveitar ao máximo aquilo que o Alentejo tem de bom para me oferecer. Numa tarde de Outono, cheia de Sol, resovi ir passear com o meu filho para a Barragem de Odivelas, local que muito gosto, devido á calma e á paisagem reinantes.
Depois de chegados e estacionado o carro, fomos diretos á margem e então, o nosso amigo de quatro patas veio travar conhecimento. A principio desconfiado, foi ganhando confiança e uns minutos depois já parecia que nos conhecia há anos.
Dividi com ele a minha sandes de fiambre e parte de minha garrafinha de água.
Acompanhou-nos em todo o passeio, talvez pensasse que nós éramos os legitimos donos. E foi com uma imensa pena que nos despedimos do nosso novo companheiro.
Que infelicidade não ter uma casa com quintal grande para o acolher...

Sem comentários:

Enviar um comentário