sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Ruínas da Ermida de S. João dos Azinhais (Torrão)














Junto ás margens da Barragem de Vale de Gaio, no área do Monte de Vale de Ranas, ficam situadas as ruínas da antiga Ermida de S. João dos Azinhais.
É pena que estas ruínas se estejam a degradar de dia para dia e nem os seus bonitos frescos medievais sejam um bom motivo para a sua conservação por parte das entidades com responsabilidade no património...

" A atual ermida de São João dos Azinhais, no Torrão, encontra-se em ruínas, no meio de um campo semeado que, gradualmente, contribui para a destruição da villa romana aí existente e que desde o século XVI/ XVII é referenciada.
Segundo Jorge de Alarcão e José de Encarnação, naquele local residiu uma das maiores famílias do Município de Salacia onde se praticava o culto a Júpiter Olímpico.
Teve ocupação Visigótica e nas vésperas da conquista Islâmica foi erguida uma igreja de evocação aos santos mártires Justo e Pastor, mandados decapitar em 304 pelo governador da Hispânia no tempo do Imperador Diocleciano, autor da última grande perseguição aos cristãos. É provável que o local tenha sido transformado em mesquita rural e local de importante romaria, mas as obras do século XVII/ XVIII terão destruído esses vestígios."
Fonte: C.M. Alcácer do Sal.


O Projeto Alcáçovas Outdoor Trails dispõe de guias locais habilitados a acompanhar pequenos grupos pedestrianistas e eco.turistas nesta área,...
Traga amigos e venha caminhar connosco !...

Contacto: trilhosalentejanos@hotmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário