quinta-feira, 21 de junho de 2018

Revista digital Passear.com nº 70 ( Versão Gratuita )


EPAL e os seus 150 anos

A empresa pública comemora, em 2018, 150 anos de atividade e a revista Passear comemora a data dando a conhecer algum do seu património.
Para compreendermos o verdadeiro impacto da criação de uma empresa destinada a levar água a casa dos lisboetas, é necessário, em primeiro lugar, percebermos como era o dia-a-dia da população antes.
Lisboa nunca, ou quase nunca, conheceu a abundância de água. Não foram raras as vezes que se encontrou perante uma alarmante penúria de tão precioso elemento. É também necessário entender que o ritmo de crescimento da população, o progresso dos seus hábitos de higiene e do seu nível de vida e a industrialização, cedo tornaram escasso um abastecimento que se melhorara grandemente e que se julgou ser suficiente por largos anos”.
Ao longo de várias edições iremos dar a conhecer, através da criação de itinerários, o vasto e valioso património arquitetónico existente em Lisboa com uma ligação direta à distribuição da água na cidade.
Neste edição publicamos um pequeno percurso (cerca de 6 km) com alguns dos chafarizes mais emblemáticos e situados no “coração” da cidade. Infelizmente, notámos uma falta de cuidado na preservação destes objetos arquitetónicos!


Link para visualizar este número digital gratuito:
http://passear.com/PassearVG/Passear70VG/index.html

Sem comentários:

Enviar um comentário