sábado, 11 de setembro de 2021

Museu do Arroz ( Comporta )


 Espaço Museológico "Museu do Arroz"

Museus e Palácios

Fundado com o objetivo de consagrar a orizicultura e dar a conhecer um pouco mais da tradição da região, o Museu do Arroz é um espaço cultural onde é possível recuar no tempo e compreender melhor a importância deste cereal para a história da Herdade da Comporta.

O espaço museológico está instalado numa antiga fábrica de descasque de arroz datada de 1952, altura em que se deu início a esta atividade na Comporta, um edifício que alberga ainda um restaurante com longa tradição na região – o "Museu do Arroz".

Para além desta fábrica existiam várias oficinas direta ou indiretamente relacionadas com o cultivo do arroz, como a do ferrador e forjador, que possuíam um acervo de instrumentos de serralharia e carpintaria. Tinham a seu cargo a manutenção da fábrica, das habitações dos trabalhadores especializados e do escritório, da cantina, do talho, da padaria, da barbearia, da casa da costura, da igreja, e contribuíam para a realização de instrumentos e viaturas para o cultivo do cereal e outras atividades agrícolas (pecuária e produtos hortícolas), para o fabrico de moldes de marcos de cimento para delimitar o território e para a realização da maioria dos instrumentos oficinais.

Até aos finais dos anos 60, a Herdade tinha uma economia de autossuficiência. Encontrando-se distante dos centros urbanos e com poucos meios de comunicação, a comunidade vivia fechada sobre si, fazendo parte da terra, que foi sendo comprada por diferentes grupos económicos.

Contactos

Morada:
 
Herdade da Comporta
7580-610 Comporta (Alcácer do Sal)
Telefone:
 
+351 265 499 950

Sem comentários:

Enviar um comentário