TRANSALENTEJO WALKING FESTIVAL - O que se escreve pelo mundo !
Ao J. A. Narro Prieto. CUBA (ALENTEJO) – Jornal La Razon, O Destino da Iberia.
# Notas do Turismo de Portugal e Turismo do Alentejo: País Espanha; Audiência 213.000 leitores; Valor da comunicação 182.266,00 Euros; Valor Publicitário 27.742,00Euros #
Percorrer o Alentejo a pé
A maior das regiões de Portugal é sempre uma descoberta atraente para o viajante.
Tão surpreendente quanto diversificada; tão famosa quanto, às vezes, desconhecida.
De grandes «montados» e de irrigação intermináveis. De espetaculares fortificações e aldeias onde o tempo passa lentamente. De costa e de interior. Na região portuguesa do Alentejo há de tudo e para todos os gostos. Na verdade, pode ser descoberto de uma forma muito diferente, a pé, sem pressa, através de rotas trilhas preparadas para o efeito que fazem as delícias do viajante.
Isto tem muito a ver com «O Festival de Caminhadas TransAlentejo», um sugestivo projecto, muito trabalhado, que permite ir conhecendo diferentes aldeias e zonas do Alentejo português através de passeios por caminhos e trilhos que lhes são colocados em valor.
Além disso, tudo isso goza de um incentivo adicional: junto destes trajetos vamos aprendendo, à medida que nos aproximamos, a história dos monumentos por onde passamos, o ambiente onde nos encontramos e curiosas histórias históricas ocorridas por esses lar É.
O caminhante torna-se o protagonista dessas marchas enquanto, egocêntrico, se encharca de quanto o rodeia.
Entre as localidades que vale a pena visitar destacam-se, por exemplo, as preciosas aldeias de Ferreira do Alentejo (com a sua icónica capela do Calvário), Cuba ou Viana do Alentejo. Por lá, o viajante pode ter a oportunidade de compartilhar experiências com os moradores que anseiam por conhecer o visitante.
Este projecto já é uma realidade e inclui também trilhas e itinerários internacionais em que se juntam zonas alentejanas e espanholas. Em suma, uma magnífica iniciativa para conhecer aldeias e espaços naturais através de explicações históricas, arquitetónicas e paisagísticas num ambiente de cordialidade que faz com que muitos decidam passar um dia fazendo realidade esta atraente proposta de caminhada que agrada a todos os públicos.
(...)
Um castelo de filme
Assim poderíamos definir este castelo situado na localidade de Viana do Alentejo: de filme. Impressiona o visitante, pelo inesperado, logo que o veja. No meio desta pequena vila portuguesa descobrimos esta grandiosa fortificação cujos começos remontam ao início do século XIV quando foram concedidas foram a esta localidade. De planta pentagonal irregular, com muralhas fortificadas rematadas por torres cilíndricas, foi declarado Monumento Nacional português lá pelo ano de 1910. Intramuros descobrimos a impressionante Igreja Matriz (com inconfundíveis traços manuelinos, como a entrada da sua fachada principal) e a Igreja da Misericórdia. Ambas as visitas são quase obrigadas. Na verdade, é sem dúvida o mais emblemático de todos os edifícios de Viana do Alentejo.
( ... )
( ... )
Sem comentários:
Enviar um comentário