domingo, 21 de julho de 2019
Igreja de S. Sebastião ( Telheiro, Monsaraz )
IGREJA DE S. SEBASTIÃO.
De Arquitectura Quinhentista, tal como muitas outras igrejas, no Alentejo .
É simples e conserva os murais que representam S. Francisco a receber os estigmas, têm dois altares laterais, um de N. Sra. da Graça e outro de S. Caetano .
A imagem do santo padroeiro S. Sebastião está no centro . Filial da igreja de S.Tiago e talvez por uma questão de proximidade, relativamente as aldeias do termo de Monsaraz, manteve alguma actividade principalmente até à data da construção da igreja de N. Sra do Carmo nos Motrinos .
São exemplo dessa actividade as seguintes referências:
Em 21 de Novembro de 1714 João Curvo, natural de St Aleixo , Monforte casou nesta igreja, com Catrina Rodrigues da aldeia do Outeiro .
Em 24 de Março de 1727 Manoel Martins Filipe, natural de S. Tiago de Terena, casou nesta ermida , com Isabel Mendes da aldeia da Barrada . São apenas alguns exemplos retirados de Monsaraz através dos séculos, de Manuel Godinho Gato .
Daquilo que são as memórias dos naturais desta Freguesia, principalmente os do Telheiro todos nós nos recordarmos das festas de S. Sebastião em Janeiro (creio por volta de dia 20) e da enorme quantidade de lama e poças d'água que era necessário ultrapassar, para ir roubar o Santo nas vésperas das festas . Hoje felizmente a tradição mantém-se, apenas a data e a lama se alterou, já que as actuais festas de S. Sebastião no Telheiro se realizam no 1° Domingo de Setembro.
O Telheiro nessa época tinha junto á ribeira da Pega imensas hortas e como as festas coincidiam com o auge da produção das laranjas, eram muitos os hortelões que ofereciam para as festas enormes ramos de laranjas, para posteriormente serem leiloados .
Quem não se recorda dos enormes bailaricos no casão do Zé Caeiro, hoje Padaria a Fonte .
ISTO É A NOSSA HISTÓRIA .
Já agora uma palavra de apreço para a A.G.T (associação de jovens do Telheiro ) que têm sabido manter as nossas tradições.
Texto e fotos da autoria do nosso compadre Isidro Pinto, ( Grupo Monsaraz a Caminhar )
https://www.facebook.com/groups/2184503401790912/
Etiquetas:
História,
Igrejas,
Monsaraz,
Raia Alentejana
Local:
Monsaraz, 7200, Portugal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário