sábado, 23 de novembro de 2019

Redondo







Redondo, vila onde a hospitalidade é tradição, situa-se no alto Alentejo a 34 Km da capital de distrito, Évora. Outrora declarada por D. João I como passagem obrigatória para todos os viajantes de Évora, Vila Viçosa e Alandroal, assume-se hoje como paragem obrigatória imposta pela sua riqueza histórica, cultural e arquitetónica.
Tendo como envolvente a vasta planície alentejana e a beleza imponente da Serra D’Ossa, o concelho de Redondo divide com os seus visitantes belas paisagens decoradas pelo montado alentejano e pelas vinhas a perder de vista. Já na vila, do Castelo ao Calvário e do Sol à Ravessa, Redondo recebe todos de portas abertas, fazendo do visitante um amigo a rever num futuro, tão próximo, quanto os laços que criamos.
Texto: C. M. Redondo
Fotos retiradas da Internet.






O Redondo foi,  também, em tempos passados, a localidade de origem da Fábrica de Refrigerantes Serra d'Ossa, propriedade de João Francisco Charrua Botas.
Esta marca, assim com a Fruti-Sol, desapareceu do mercado em meados dos anos 80 do Séc. XX, mas ainda existem muitos saudosistas a coleccionarem estas garrafas pirogravadas.

1 comentário:

  1. João F. Lopes de Almeida11/09/2022, 17:20:00

    Como um rapaz da vila de Redondo que já á muitas dezenas de anos abandonei, gostei imenso da sua publicação. Um membro da família Botas tinha dantes uma drogaria em Redondo. Gostava de saber como ele se chamava, porque como dizem, o Monte alentejano que eu às ums anos nos arredores de Redondo comprei, foi mandado fazer por um senhor Botas, mas não pelo João Francisco Botas. Era o irmão.
    Obrigado e cumprimentos.
    João Francisco Lopes de Almeida
    (lopes.de.almeida@web.de)

    ResponderEliminar