sábado, 28 de dezembro de 2019

Galeão " Botafogo"


"Por mares nunca dantes navegados"
Ao ouvir falar em "Botafogo", quase todos o relacionarão com um clube de futebol brasileiro. E outros, com um bairro do Rio de Janeiro. 
As duas referências são correctas e a sua origem é comum. Mas, como surgiu efectivamente este nome, que começou por ser uma alcunha?

Para isso, é necessário recuarmos alguns séculos atrás, à época dos descobrimentos, em que Portugal era a vanguarda da tecnologia e conhecimento marítimo, construindo os melhores e mais avançados navios do mundo.
O "Botafogo", alcunha conferida ao Galeão S. João Baptista, foi o mais temível e poderoso navio de guerra do séc. XVI, era português e dotado de um poder de fogo avassalador, sem rival à sua altura.
Importa referir, que o mestre artilheiro do galeão, o qual recebeu também a alcunha de Botafogo, se estabeleceu no Brasil após receber terras da coroa, as quais serão hoje um bairro do Rio de Janeiro e que aí tem sediado um conhecido clube de futebol, era Alentejano e do Distrito de Portalegre, um nobre natural da cidade de Elvas.

Sem comentários:

Enviar um comentário