A hortelã é rica em vitaminas A e C, e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e potássio, e possui principalmente propriedade antioxidantes e estimuladoras da imunidade. Assim, a hortelã serve para:
- Aliviar gases intestinais, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;
- Facilitar a digestão e diminuir a azia, por ativar a produção de bile e melhorar a função do sistema digestivo;
- Ajudar a aliviar a febre, principalmente quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;
- Combater a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;
- Diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes;
- Agir como antisséptico, capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.
Além disso, a hortelã serve para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.
Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, ele pode ser utilizado como tempero em refeições de carne como cabrito ou porco e também aromatizando sopas ou até em sucos de fruta como limão ou abacaxi por exemplo.
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário