terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Caminhadas dão saúde...

Caminhadas e exercício físico e mental. Duas faces da mesma moeda!

Sem chuva e com dias primaveris, não há nada no momento que justifique ficar em casa ou a romper os “fundos das calças” pelos bancos dos jardins. E neste contexto meteorológico, quando a inspiração se some e a leitura faz arder os olhos, uma caminhada fora de portas para exercitar o físico e aliviar a mente é o melhor remédio para a pasmaceira dos dias e da solidão das noites!
E foi assim com estes pensamentos que no último sábado fui participar na minha segunda caminhada integrada no grupo do "Alcáçovas Outdoor Trails".
A primeira foi há cerca de 15 dias no “circuito do Torrão” e esta última no de S. Brás do Regedouro aqui bem perto!
Para quem está habituado a caminhar quilómetros sozinho, podem crer que a companhia de outros seres humanos com quem se pode conversar ou simplesmente sentir a sua presença, é um incentivo à participação neste tipo de eventos que até se tornam aliciantes pela sua componente cultural e histórica.
Em zona de ampla planície aqui e ali interrompida por acessíveis planaltos e pelo vale do rio Xarrama, onde manadas de gado bovino pastam em liberdade, rapando o que resta da erva que conseguiu vingar com as longínquas chuvas, respirar o ar puro e livre da poluição das cidades, faz esquecer pelo menos por umas horas as tragédias do mundo e as ameaças de novas guerras!
Olhando o horizonte, os espelhos de água que ainda conseguem sedentar os animais, a pequena flora que mesmo sem sinais de chuva consegue mesmo assim romper a terra seca, umas vezes esperando por um grupo atrasado, outras parando para apreciar um pormenor paisagístico, lá fui de quando em vez conversando com um dos meus amigos e colega desta ação.
Avisto mais claramente subindo um caminho atrás de nós alguém que me faz lembrar um antigo jogador de basquetebol americano e pergunto-lhe:
Aquele grandalhão que ali vem não é o Michal Jordan ?
- Quem???
- O antigo jogador de basquetebol, Michal Jordan, americano. Um dos melhores jogadores de sempre, não conheces?
- Eu não, nunca liguei ao basquetebol, mas que é grande é!
- É parecido, mas não deve ser ele. Está um bocado gordo para isso e vir da América para esta parvalheira, só se estivesse maluco!
- Pode ter comprado aqui uma casa ou uma herdade e decidir-se a emagrecer nas nossas caminhadas, não falta aí gente de fora a comprar!
- Pois, se a Madona já por aqui andou, não me admiraria que um gajo desses aparecesse por aqui, mas se fosse americano não vinha a falar português!
- Mas também não é de Alcáçovas porque de Alcáçovas só estamos nós e os dois organizadores de lá o Nuno Grave e o João Mendes.
- Ainda não consegui perceber porque é que as pessoas (e estou a falar das que estão já reformadas, mas em boas condições físicas), não aproveitam as oportunidades que o pessoal do “Outdoor Trails” lhes dá de fazer uma caminhada de vez em quando com guia e acompanhamento humano, conhecendo inclusive outros sítios ou revendo-os!
- Não sei, alguns dizem que já fazem exercício em conjunto com as mulheres e como os “especialistas” dizem que 10 minutos de sexo equivale, mais coisa menos coisa a 30 minutos de corrida… eles assumem que o sexo deve ser suficiente.
- O quê? Qual 10 minutos!!! Um minuto e é lá quando é! Pois se assim fosse dada as aparências, muitos já teriam morrido de ataque cardíaco. E depois o caminhar num determinado contexto e ambiente não impede que em “casa” se voltem a “exercitar”!
- Isso já seria exercício a mais para eles e não venhas falar de corrida que quando vão às consultas por “isto ou por aquilo” os médicos dizem-lhes apenas: “Mexam-se”!
E eles o que é que fazem? Dão umas cavadelas na horta ou no quintal, vão beber uns copos nos cafés, encostam-se ás paredes a apanhar sol e à noite dizem na cama: O médico disse-me para me mexer, portanto mulher, vê lá se te “amanhas” porque eu já me esforcei muito hoje e estou cansado!
- Pois… há muita gente que já nasce assim…cansada! E aqueles que vivem sozinhos, sejam homens ou mulheres como é que fazem exercício se não vem às caminhadas?
- Há muita forma de fazer exercício para satisfazer as recomendações médicas sem ser caminhando como deves saber. Mas o melhor é mesmo cada um meter-se apenas na sua vida. Agora que gostava de ver mais gente por aqui, gostava, até porque estou farto de andar pelas hortas de enxada na mão!
- Enxada…? Não percebi essa, mas deves ter razão, olha, parece que chegou a hora da merenda, vamos lá repor energias!
E assim, depois de partirmos do centro da aldeia de S. Brás do Regedouro, ali regressámos cerca de 16 quilómetros depois mais leves, mesmo que tenhamos comido e bebido pelo caminho!
Até à próxima gente, e vejam se também saem de casa!













                                  Crónica da autoria do nosso compadre Manuel Montemor. 

Sem comentários:

Enviar um comentário