domingo, 17 de julho de 2022

Precisamos do Montado !...




 



Parece que agora a grande moda no Alentejo, ditada por interesses económicos, é substituir a ancestral Floresta de Montado por olivais e amendoais de crescimento rápido.
Claro que isto será uma grande asneirada no futuro, porque não haverá água suficiente para regar tantos hectares de árvores modificadas para produzir grandes quantidades de fruto e, dentro de poucos anos, teremos áreas de monoculturas abandonadas, porque não serão suficientemente lucrativas para as empresas agro-industriais que as plantaram...
A Floresta de Montado, além de ser o eco-sistema perfeito para o clima mediterrânico, produz Cortiça, Carvão, Madeira, permite a criação de Porco Preto,  Bovinos, Ovinos e Galiformes  e também permite as actividades cinegéticas e actividades agrícolas, como por exemplo, a plantação de Forragens.
Do ponto de vista turístico, a beleza e o potencial do Montado Alentejano não é de modo algum comparável com as feias paisagens verdes altamente industrializadas das enormes plantações de monoculturas...
Já para não falar das questões ambientais, como a poluição dos lençóis freáticos, inquinados com produtos químicos vindos da rega das monoculturas.
Fazemos um apelo a quem tem o poder de decisão na nossa região e no nosso país:
Não nos destruam a Floresta de Montado Alentejana !...
 

Sem comentários:

Enviar um comentário