A Estação Ferroviária de Vale do Peso, originalmente denominada de Estação de Vale do Pêso, é uma interface ferroviária desactivada do Ramal de Cáceres, que servia a localidade de Vale do Peso. |
Curiosa foto de tres moças de Vale do Peso (já falecidas) e que terá sido enviada, entre outras, para o pintor Jorge Colaço pelo valedopesense professor Manuel Subtil e que terá servido de modelo para o painel da Fonte da Bica (de Vale do Peso), inserido no conjunto.
Os oito painéis instalados na estação de Vale do Peso são, tal como os das estações de Castelo de Vide e da Beirã (Marvão) da autoria de Jorge Colaço, um dos maiores azulejistas portugueses e terão sido produzidos nos anos 30 do século passado.
Jorge Colaço (1868 – 1942)
Estudou pintura em Madrid e em Paris. Foi pintor, caricaturista e azulejista.
Distinguiu-se principalmente como caricaturista e desenhador, tendo os seus desenhos sido publicados em alguns jornais da época como O Talassa.São de sua autoria os azulejos do Hotel do Buçaco, os painéis da estação de S. Bento no Porto, assim como os da sala dos Passos Perdidos da antiga Faculdade de Ciências, em Lisboa. Trabalhou na Fábrica de Sacavém até 1922 e depois, na Fábrica Lusitana, onde teve oficina própria. Tem trabalhos em azulejaria em vários países do mundo.
Teresa Saporiti in “Azulejaria do Distrito de Portalegre"
Fotos gentilmente cedidas pelo compadre Eurico Luz.
Texto copiado do Blog: http://memorianisense.blogspot.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário