.
A palavra "Cerâmica" vem do termo grego "KERAMOS" que quer dizer barro de oleiro.
Os trabalhos de cerâmica como os de olaria são feitos, de barro. Os tijolos e as telhas de nossas casas, os esmaltes das geladeiras são produtos extraídos do barro. 0 barro é produto originário da composição de rochas feldspáticas que, sob a ação da água e do ar, depositam-se em terrenos reais baixos, formando densas... camadas. Ao barro assim formado juntam-se outros elementos como: oxido de ferro, oxido de cálcio, nalacacheta, turfa, areia e substâncias betuminosas formando uma mistura impura porém de alta plasticidade e muita utilização na modelagem. O barro puro recebe o nome de argila e quanto ã formação, o barro pode ser classificado em dois grandes grupos: barro de formação primária e barro de for mação secundária. Barro de formação primária é o encontrado próximo de seu local de origem e que recebeu poucas substancias estranhas. Também é chamado de barro magro ou caulim e possui um baixo grau de plasticidade. O barro de formação secundária é o encontrado distante do seu local de origem, tendo se deslocado com auxilio das águas das chuvas e arrastado com eles as substâncias estranhas, com as quais se mistura. Ê também chamado barro impuro ou gordo e postai alto grau de plasticidade.O aparecimento dos produtos cerâmicos se fez na antigüidade, em todos os países onde faltava a pedra e havia abundância de argila. Estudiosos nesse assunto afirmaram que o aparecimento dos produtos de terra cozida se deu no Oriente. Os Persas ensinaram essa arte aos Árabes que os levaram para a Europa e Espanha.
O ateliê da família Martelo foi até há poucos anos o local onde Mestre Adriano Martelo desenvolveu a arte de pintar a tradicional loiça de Redondo, introduzindo novos elementos polícromos. Reconhecido pelos milhares de visitantes que passaram pelo seu ateliê, transmitiu o seu conhecimento e arte à sua nora e filho que, actualmente, dão continuidade ao trabalho do Mestre Adriano Martelo.
Fotos e legendas da autoria da nossa comadre e amiga Cida Garcia.
Redondo é uma bonita vila Alentejana, sede de concelho, muito afamado pelos seus produtos em barro e pelo seu vinho de qualidade. Toda a região do Redondo apresenta vestígios de ocupação desde longínquos tempos da pré-história, com numerosos monumentos megalíticos de grande interesse, como as Antas da Vidigueira, do Colmeeiro, da Venda do Duque e as da Candeeira, entre tantos outros.
As suas ruas calmas e simples, de baixo casario alvo, decorado com uma alegre faixa colorida, respiram a paz de espírito da região Alentejana, por entre interessantes monumentos como o Castelo, as Igrejas Matriz (séculos XVI e XVII), a da Misericórdia num bonito estilo Manuelino, a do Calvário (século XVII) ou a de Nossa Senhora da Saúde do século XVII, bem como o precioso Pelourinho da vila.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário