Museu Regional Rainha D. Leonor, em Beja.
Criado em 1927, o Museu Regional Rainha D. Leonor está instalado no Convento da Conceição, onde se apresenta a colecção principal, e na Igreja de Santo Amaro, onde se pode visitar o núcleo visigótico.
A colecção principal compreende a secção de arqueologia romana, com peças encontradas na região reveladoras da ocupação do território durante o império de Júlio César, a secção de epigrafia e heráldica medieval, constituída por um conjunto de brasões e lápides tumulares, e, no 2º piso do museu, a apresentação do espólio reunido pelo arqueólogo Fernando Nunes Ribeiro e doado à cidade, com peças desde a Idade do Bronze até à actualidade.
Do conjunto, destacam-se o brasão da fundadora do convento, D. Brites, de grande valor artístico, a colecção de Cristos dos séculos XVII e XVIII e a "janela de Mértola". Esta última peça recorda o episódio amoroso entre a Madre Mariana Alcoforado, uma religiosa do convento da Conceição, e o oficial francês Noel Bouton, Conde de Chamilly, que esteve em Beja com as suas tropas, em 1666, para apoiar Portugal nas lutas da Restauração da Independência. O amor não correspondido da freira inspirou cinco cartas de amor, editadas em 1669 em França sob o título de "Lettres Portugaises" e consideradas uma importante obra da literatura portuguesa do séc. XVII.
Agradecimento: Cidália Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário