segunda-feira, 25 de maio de 2020

Mantenha comportamentos seguros nas caminhadas...


NÃO ESTAMOS PARADOS !
O Município de Ferreira do Alentejo prepara a sua Rede de Percursos Pedestres com todos os cuidados.
Se ainda existe "Celeiro de Portugal" aqui é uma verdade absoluta, começando por ser um Território de Montado com muito mais de 15% de área de Sobro e Azinho extensivo; onde cresce um laranjal com produção idêntica a todo o Algarve; onde as Amendoeiras em Flôr acompanham os cenários de Foz Côa; onde o Olival em Copa e em Sebe produz Azeites Premiados em todo o mundo e onde caminhar é sentir a liberdade de cenários agrícolas e florestais de grande biodiversidade. Em breve, quando podermos sair, estará tudo isto a seus pés.

As actividades de Caminhada e Passeios Pedestres Guiados continuam a estar interditas em Maio e não sabemos quais as regras para os meses seguintes. 
Essas regras serão certamente limitativas de tudo o que uma caminhada de grupo deve ser, como conviver, dar as mãos, sorrir, abraçar, ajudar e até sujar quando nos sentamos na terra ou num velho muro. 
O desfrute da natureza em grupo é uma evento social que merece a liberdade que neste momento não dispomos.
Um Guia de Caminhadas e uma Instituição de Animação Turística tem como ponto principal assegurar a Segurança de quem com eles caminha. 
Neste momento juntar pessoas de diferentes locais, passar com elas em aldeias e vilas, proporcionar multiplicidade de contactos é algo que pode vir a ser muito perigoso. A questão da segunda vaga da pandemia não é "se ela vem", mas sim "quando" e com que severidade.
Não há Turismo sem Saúde.
Não há Lazer sem Confiança.
Tudo está nas pessoas, tudo começa nas pessoas, tudo está em cada um de nós.

Texto: José Pedro Calheiros ( Turismo do Alentejo e Ribatejo )

Sem comentários:

Enviar um comentário