domingo, 28 de fevereiro de 2021

Guadiana- Os nomes submersos



 SAUDOSO GUADIANA

OS NOMES SUBMERSOS
A Vida é feita de mudanças, jamais questionarei aquilo que hoje é inquestionável, o Alqueva, o Alqueva que apesar das muitas vozes discordantes, ou concordantes, quanto á sua utilização é sem duvida alguma uma importante reserva de água. Não há bela sem senão e muitas foram também as perdas patrimoniais e imateriais. Para que não se percam, e possam ficar na memoria das gerações vindouras, hoje lembramos aqui aquilo a que eu chamo o “0S NOMES SUBMERSOS”.
São nomes que fizeram parte da toponímia do Guadiana e dos seus afluentes, numa área que vai de Miguéns ao Mendonça, e, que de uma forma ou de outra também fizeram parte das nossas vidas, deixando em algumas gerações uma saudade imensa.
São nomes que marcaram vidas, sinónimos de alegrias e tristezas, de trabalho e lazer, de fome e abastança, de amor e odio, de lágrimas e alegrias e de encontros e desencontros.
Tenho saudades do moinho de Miguéns, da Volta, do Porras, do Calvinos, do Gato, dos Mendonças, do Coronheiro, do Catacuz, das Piteiras, do Ramalho e do Manjor.
Tenho saudades da Foz da Areosa, do Cuncos, do Azevel, do Ribeiro de Agosto, do Ribeiro da Velha, do Ribeiro do Monte e do Ribeiro da Cruz.
Tenho saudades do Pego da Barca, do Pego da Maia, do Caldeirão, das Péguias, de Calvinos e do Pego Soldado.
Tenho saudades do Porto Touro, do Porto das Carretas, do Porto de São Gens, da Fraga do Manjor, da Fraga de Ginebra, da Rocha do Grifo, da Fonte dos Sapateiros, da Enxertia do Sol, da Oliveira da Preguiça, do Tarrafeiral e da Cabeça Alta a que a mente humana tão engenhosamente rebatizou de “Ilha do Ouro”.
Tenho saudades das Lagoas da Malcega, das Lagoas de Calvinos, das Lagoas do Porto Touro, da Lagoa das Carnaçarias, das Lagoas do Gato e das Lagoas do Franco.
Tenho saudades da pesca á Lapa, dos Guitos, dos Galrritos, das Nassas, das Cordas, da Atarrafa, dos Barbos, das Eiroses, das Bogas, dos Bordalos, das Sebatelhas e dos Achigãs pescados no Chabouco do Calvinos, ou no Caneiro do Gato.
TENHO SAUDADES DO GUADIANA
“Texto de Isidro Pinto”
Fotos: Net

Sem comentários:

Enviar um comentário