sábado, 6 de março de 2021

Destilaria Vale Machoso

 






Destilaria Vale Machoso.
Abençoados, fraternos, carismáticos e, sobretudo mui nobres irmãos, o Vale Machoso orgulha-se de apresentar alguns dos seus destilados, resultado de produção própria e artesanal, obtidos segundo técnicas ancestrais e tradicionais.
Gradualmente, verificam-se a obtenção de resultados cada vez mais satisfatórios e promissores, quer relativamente à produtividade, com destaque para as aguardentes de fruta, através de fermentações controladas, dotadas de maior grau de eficácia e rapidez de conclusão, diminuindo substancialmente o desperdício de álcool no decurso do processo de fermentação ou a sua transformação parcial em ácido acético.
Relativamente à qualidade do produto final, os padrões atingiram uma fasquia bastante elevada, em grande parte, através do incremento da perícia e experiencia do destilador na separação e perceção dos pontos de corte de cada alambicada (cabeça, coração e cauda), bem como na otimização das condições de estágio e armazenamento.
As próximas semanas serão decisivas para a Destilaria Vale Machoso, pois existe muito trabalho por realizar, com a destilação da última bagaceira, da nova aguardente de figo e da novidade desta campanha, aguardente de dióspiro, sobre a qual confesso deter grandes expectativas.
Aromáticos, saborosos, originais, mas mais importante ainda, caseiros, tradicionais e artesanais, estes são os destilados Vale Machoso, investigados, desenvolvidos e produzidos em prol da saúde pública, bem comum e da própria humanidade, pois comprovadamente possuem propriedades medicinais e terapêuticas, eliminando sintomas de stress, melancolia, ansiedade, depressão profunda, perturbações do sono, dores de garganta, congestão nasal e borreira crónica, desempenhando também um papel ativo no reforço dos índices de autoestima.
Relativamente à sua eficácia contra a Covid-19, será ainda prematura a retirada de qualquer conclusão, atendendo ao facto de estar em curso a última fase de testes e respetivo processo do homologação por parte da DGS.
O Vale Machoso, reitera uma vez mais que não irá nunca abandonar esta luta em prol do que seja genuíno, regional e tradicional, prestando a sua colaboração ativa na preservação das técnicas, variedades, produtos, odores e sabores de outros tempos, pois parar é desistir e desistir é manifestamente impossível !!!

Texto e fotos da autoria do nosso compadre Rui Delgado ( Vale Machoso- Gavião )


Sem comentários:

Enviar um comentário