quinta-feira, 1 de julho de 2021

Viana do Alentejo 13JUN2021













 Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor Trails - Associação dos Amigos de Alcáçovas.

No passado dia 13 de junho estivemos em Viana do Alentejo, num percurso muito interessante do ponto de vista paisagístico e histórico por integrar um misto de percursos rurais e urbano.
Com inicio junto ao quartel dos bombeiros, passando pelas suas fontes e Castelo, este trilho percorreu alguns caminhos rurais até às antigas pedreiras de mármore verde. Subindo ao ponto mais alto do concelho de Viana do Alentejo, onde foi possível contemplar lado a lado com a Ermida de S. Vicente, uma magnífica paisagem.
Ao descer a serra, o pedestrianista foi envolvido por um olival centenário, pela fauna e flora predominante na área que terminaria junto do maior Santuário Mariano a Sul de Portugal classificado de Monumento Nacional em 2012.
Este santuário é considerado o ex-libris desta vila alentejana, onde predominam os estilos barroco e rocócó. No seu interior a coleção de ex-votos reflete a intemporalidade da devoção e da fé à Nª. Sª. D’Aires, daqueles que por ali passam. Mesmo ao lado, a Fonte da Sª. D’Aires com destaque para o seu soneto. Este e todos os nossos eventos tem o apoio da Câmara Municipal de Viana do Alentejo desde 2012.

Testo e foto da autoria do nosso guia local Nuno Grave.

1 comentário: