domingo, 4 de julho de 2021

Enxertias...





 Enxertias Rui Delgado – Um sucesso comprovado.

O Vale Machoso em prol das variedades regionais.
Irmãos, o Vale Machoso deu mais um importante passo num trajeto difícil e sempre sinuoso, regredindo no tempo ao reencontro do outrora característico, afamado e mui apreciado “Vinho do Gavião, hoje no limiar da extinção.
Todas estas enxertias foram realizadas no ano em curso, sobre as quais se revela seguro afirmar que estão coroadas pelo sucesso. Trata-se de uma das mais raras castas regionais gavionenses, nem mais nem menos que a “Ratinha”, cujas pormenorizadas buscas apenas permitiram identificar três cepas, todas elas em estado bastante debilitado. Urgia assim propagar a casta, por forma a assegurar a futura recolha de material vegetativo, pelo que para além das três cepas identificadas, existe neste momento a garantia da existência de outras seis, algumas demostrando um vigor estrondoso, o qual lhes é conferido por longevos porta enxertos, que por vezes apresentam dificuldades em receber enxertia.
No momento, de todas as castas regionais que serviam de matéria-prima ao “Vinho do Gavião”, o Vale Machoso não dispõe apenas do “Alvo”, casta tão rara quanto a “Ratinha”, que fruto de vicissitudes do destino não foi possível recolher garfos na época própria, mas também é certo que tal não voltará a suceder pois nesse sentido os cuidados serão redobrados no próximo ano, constituindo-se este num objetivo imperioso. Propagando o “Alvo”, o Vale Machoso assegura a plenitude das castas regionais Gavionenses, pelo que poderá em caso de necessidade desenvolver o seu vinhedo destinado à produção do “Vinho do Gavião”, recorrendo em exclusivo a meios próprios.
O caminho faz-se caminhando e o Vale Machoso atingiu já o ponto sem retorno, diretamente ao reencontro do outrora característico, afamado e mui apreciado “Vinho do Gavião”.
Texto e fotos da autoria do nosso compadre Rui Delgado.

Sem comentários:

Enviar um comentário