quarta-feira, 16 de setembro de 2015

"Ciganos" (by Pierre Gonnord)










Pierre Gonnord dá rosto aos personagens da comunidade cigana com um tom pictórico e senta-os no trono. Entre eles, estão retratados alguns alentejanos que, pela objetiva do fotógrafo, ganharam passagem direta para uma exposição em Nova Iorque. As comunidades que vivem à margem da tecnologia ou do cânone social, têm vindo a ser alvo do fotógrafo como matéria de trabalho. Já deu a conhecer ao mundo membros de crime organizado, jovens sem abrigo e agricultores.

Desta vez o foco de atenção vai para realidade cigana, nascida por toda a parte e, ainda, criada no interior da Península Ibérica. Pierre embrenhou-se no interior desta região, aproximou-se para observar e captar os nómadas que sobrevivem da terra, longe da fertilidade virtual. Imagens incríveis da simplicidade dos pequenos, da beleza natural dos mais novos e das rugas carregadas dos mais velhos. A pele acobreada, os cabelos longos, as roupas esfarrapadas, os cavalos de crina trançada e um pouco de ‘salve-se quem puder’.
 
Mas a série de fotografias The Dream Goes Over Time, não é apenas uma documentação cultural de um cenário escondido, como também um retrato individual a marcar o panorama artístico. Através da fotografia, Pierre volta atrás no tempo relembrando o traço da pintura clássica. Numa altura em que está a dar abusar dos filtros, das cores e do Instagram, o artista ‘envelhece’ a imagem para a tornar intemporal.
 
Fotos de Pierre Gonnord.
Copiado do site:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário