sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Caminhada em Santa Margarida do Sado







"Quando vivemos longos períodos em estados de depressão e ansiedade, somos prejudicados nos processos cognitivos, como memória, criatividade, assimilação e compreensão do mundo ao nosso redor. As caminhadas podem ajudar uma pessoa a se livrar dos efeitos negativos da depressão e ansiedade, ampliando sua visão e perspectivas."

Cada vez há mais caminhadas gratuitas organizadas por Grupos Pedestrianistas, Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais em todo o Alentejo.
Felizmente, o nosso Alentejo está a despontar para esta forma de estar na vida, o Pedestrianismo...


O pedestrianismo é uma actividade desportiva, não competitiva, praticada essencialmente em ambientes naturais, obtendo os seus praticantes os benefícios inerentes à prática de actividades de ar livre, funcionando ainda como uma forma de escapar ao stress e sedentarismo do dia-a-dia vivido nas cidades, permitindo ao mesmo tempo um maior conhecimento de nós próprios.

Pelo facto de ser praticado na natureza, o pedestrianismo proporciona uma interacção que incentiva a observação desse meio, levando a um maior conhecimento dos valores naturais (faunísticos, florísticos, geológicos, etc.), o que deve contribuir para promover o seu respeito, através da sensibilização e educação ambiental dos pedestrianistas.

Estas fotos, da autoria do nosso compadre Manuel Espadilha Pedro, foram tiradas em 04NOV18, numa caminhada organizada pela C. M Ferreira do Alentejo, na área de Santa Margarida do Sado...

Sem comentários:

Enviar um comentário