segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Walk in Alentejo em Alpalhão ( 19NOV18)








Fez-se história no Alentejo, na Vila de Alpalhão, com a primeira realização da Rota da Arte Estatuária de Alpalhão. Na manhã fresca e cinzenta do dia 19NOV, juntou-se um colorido grupo de caminheiros oriundos de vários locais de Portugal com os habitantes locais que se surpreenderam com tal valor artístico.
O percurso mostrou um conjunto significativo das estátuas produzidas nas três Bienais da Arte de Alpalhão, com explicações detalhadas das obras, dos seus autores e do seu enquadramento urbanístico.
Alpalhão mostrou também a grandiosidade da sua herança judaica, o relevo do seu desaparecido castelo, a imensa coleção de portas e cantarias trabalhadas, a imponência da sua antiga Câmara Municipal que breve inaugura o Museu do Brinquedo.
Antes do momento alto de visita à escultura Navegando a Alma, foi tempo de conhecer a A Arca, que encerra o tesouro dos habitantes de Alpalhão e só pode ser aberta no ano 2101. Junto à Capela da Senhora da Redonda, foi criado um momento de introspecção com cinco minutos de silêncio coletivo em contacto com o granito que liga ao interior da Terra.
No grupo participaram operadores turísticos nacionais que ficaram entusiasmados com a descoberta deste novo destino para sua programação de Turismo de Natureza e Cultural.
Alpalhão Art and Walking Festival - Festival de Artes e Caminhadas de Alpalhão.
Este é um evento maior de promoção do Alentejo, com segredos por desvendar a nível da Arte Estatuária Urbana quase desconhecida e pelas caminhadas e paisagens que o Alto Alentejo encerra.

Sem comentários:

Enviar um comentário