quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Passeio pedestre em Estremoz












Estremoz é a “cidade branca” do Alentejo. Reconhece-se ao longe pelo seu casario branco, espalhado ao longo de uma colina, abraçado por velhas muralhas e protegido, noutros tempos, pela imponente Torre de Menagem. As gentes de Estremoz são pessoas afáveis e hospitaleiras, como todas as gentes alentejanas.
O epíteto de “cidade branca” deve-se, para além da cor do casario, às jazidas de mármore branco, o célebre “Mármore de Estremoz”, que tornou a cidade conhecida a nível internacional. A extração desta matéria-prima no Alentejo faz de Portugal o segundo maior exportador do mundo, contribuindo Estremoz com cerca de 90% do total de mármore. Considere uma visita a uma destas jazidas numa vinda até cá.
A entrada da cidade é feita por uma das quatro portas que trespassam as muralhas do Castelo: Porta de Santo António, Porta de Santa Catarina, Porta dos Currais (ou de Nossa Senhora dos Mártires) e Porta de Évora (ou Porta Falsa). São construções medievais do século XVII em mármore da região, que representam apenas algumas das obras de arte que pode ver ao visitar Estremoz.
Sendo verdadeiras obras de arte também são, muitas delas, Monumentos de Interesse Público e é um privilégio perder-se por aqui, no meio de tanto património. Entre muitos outros lugares históricos de destaque em Estremoz, estes são de visita obrigatória.
  • Castelo de Estremoz
  • Café Águias D’Ouro
  • Convento dos Congregados
  • Igreja de Santa Maria e Santiago
  • Torre das Couraças
  • Fonte das Bicas
  • Capela de Nossa Senhora dos Mártires
  • Claustro da Misericórdia
É de notar que a cidade de Estremoz está dividida em duas zonas bem demarcadas, de belezas e encantos distintos. Uma é a zona baixa e comercial, chamada “vila nova”, que se prolonga pela área plana da cidade.
A outra, a “cidade velha”, situa-se na zona alta, junto ao Castelo, onde se chega por entre ruas labirínticas e sinuosas. Uma vez no topo, desfrute do prazer da riqueza monumental da paisagem alentejana. Até onde a vista alcança.

Sem comentários:

Enviar um comentário