sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Caminhando em Vila de Frades



















Hoje partilhamos convosco um percurso muito interessante, livre de cancelas e cadeados, sem gado bravo nas proximidades e com possibilidade de visitar as ruínas romanas de S. Cucufate e as adegas de Vila de Frades...
https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/vila-de-frades-45592228


Recuar no tempo e falar em Vila de Frades é sinónimo de referência "obrigatória" às ruínas de S. Cucufate. Isto na medida em que a povoação só deve ter surgido na sequência do povoamento feito pelos monges de S. Vicente de Fora que se instalaram na antiga villa romana. Vila de Frades, certamente nascida à sombra do convento, documenta a actividade dos monges e o desenvolvimento da região.
Vila de Frades e a sua vizinha Vidigueira parecem ter sido, muito provavelmente, criadas na mesma altura dado a estreiteza de limites na direcção uma da outra, facto imposto, certamente, pelas respectivas paróquias (S. Cucufate, instituída em 1255, e Santa Clara). A primeira, senhorio do mosteiro de S. Vicente de Fora e, a segunda, senhorio de Mestre Tomé, tesoureiro da Sé de Braga, também eclesiástico.
No início do século XVI, D. Manuel cede a Vasco da Gama, além de outras benesses, o senhorio da Vidigueira e de Vila de Frades, a troco da tença anual de 400.000 réis que o almirante recebia da coroa e mais 4000 cruzados em ouro. No dia 29 de Dezembro de 1519, Vasco a Gama foi intitulado Conde da Vidigueira e um seu procurador, o licenciado Estêvão Lopes apresentou-se na Câmara de Vidigueira a fim de, em nome do almirante da Índia, tomar posse da vila, tal como também de Vila de Frades.

Nota: O Turismo Natureza, nomeadamente os passeios pedestres, nos últimos anos têm vindo a ganhar um forte incremento a nível nacional e em particular na região Alentejo.

O Grupo Pedestrianista Alcáçovas Outdoor organiza caminhadas Free-Walk neste percurso.
Estejam atentos a este blogue...

Contacto para organização de caminhadas exclusivas: pacmen64@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário