domingo, 26 de abril de 2020

Há lagartas nas minhas nabiças...






Preparando-me para provar uma bela Sopa de Nabiças, acabadas de apanhar no meu quintal, apercebi-me de uma lagartinha no meu prato...
"Hum, mais proteína não faz mal a ninguém ", pensei...
Pus a lagartinha de lado e comi a sopinha, porque em tempo de guerra não se limpam armas, mas fiquei a pensar se não seria, eventualmente, um pouco indigesto...
Pois bem, não há problema, as lagartinhas não são venenosas e eu não comi nenhuma, afinal...


Segundo o blogue  http://conexaoplaneta.com.br/, a maneira mais rápida de tirar estas invasoras do quintal é procurando pelos seus ovos, já que pode ser mais fácil do que recolher as larvas. No entanto, quando a horta é educativa, tudo faz parte da colheita, inclusive a presença delas. Como dizer às crianças que não queremos estas borboletas? Quem somos nós para evitar que a vida se manifeste e os passarinhos façam um banquete?
Caso você deseje manter algumas lagartas na horta, uma ideia é plantar uma maior quantidade de hortaliças. Outra sugestão é cultivar uma planta daninha, uma invasora conhecida popularmente como nabiça, cujo nome científico é Raphanus raphanistrum L. Ela tambem é apreciadada pela lagarta, podendo ajudar a manter as couves, brocólis e rúcolas  à salvo, deixando assim algumas plantas para serem sacrificadas.
Mas quando a produção do seu suco verde matinal estiver ameaçada, não hesite  em fazer uma boa colheita de lagartas e alimentar as galinhas, passarinhos ou mandá-las num passeio  sem retorno para a escola dos filhos, onde estes insetos serão recepcionadas com grande alegria, concretizando os estudos sobre a metamorfose.
Para evitar a superpopulação de lagartas na horta, também existem outros truques e remédios. Um deles, por exemplo, é o uso de uma simples casca de ovo. Colocada nos canteiros, de forma bem visível, funcionam como espantalhos para as borboletas, que ao verem os ovos evitam o ambiente, pois acreditam que as mesmas sejam de pássaros, predadores das lagartas. Outra recomendação é pulverizar as hortaliças com chás repelentes, acrescidos de sumo de cebola, chá ou tintura alcóolica de alecrim, chá de fumo de corda e alho, ou então, pimenta malagueta agregada à solução de sabão. 
Isso pode ser feito uma vez a cada 15 dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário