sexta-feira, 25 de setembro de 2020

PR4 BjA - Da Planície á Ribeira de Terges













Percurso com cerca de 20 Kms de extensão.
Inicia-se junto ao jardim central de Albernoa, segue-se sempre em frente passando por um antigo lagar até se entrar na estrada de terra batida. Percorrem-se quase 5 km de extensa planície, onde podem ser observados campos de cereais pontuados por azinheiras e zonas de olival tradicional. 
Chega-se ao Monte da Lagoa, importante conjunto urbano que chegou a ter escola primária, hoje totalmente em ruínas, onde se vira à esquerda. 
Passa-se pelo marco geodésico e segue-se na planície até chegar próximo do Monte das Pereiras, onde se vira à direita. Ao longo destes 9 km deve-se privilegiar a observação da paisagem, procurando-se sobretudo as aves que por aqui abundam, uma vez que se está em plena ZPE de Castro Verde, importante zona de conservação da avifauna estepária. Seguidamente percorre-se uma zona de olival, até ao km 10,7, onde se vira à esquerda, passa-se a um monte em ruínas, é assinalável a construção em taipa. 
As cores destas casas confundem-se com as da terra que as rodeia. Em frente observa-se a ribeira de Terges, num enquadramento paisagístico que convida à contemplação. Desce-se em direção à ribeira que deve ser atravessada com cuidado (em alturas de chuvas intensas é difícil passar a pé). 
Prossegue-se com um desvio à direita para visitar o Pego da Moira Linda, uma represa de água com uma beleza surpreendente, que convida ao descanso. Retoma-se o percurso onde foi feito o desvio, à direita, e continua-se em zona de montado. Passa-se ao Monte dos Cardeais seguindo até às proximidades do IP2, através de um percurso paralelo durante um quilómetro. 
Volta-se à esquerda e percorre-se um pequeno troço de alcatrão (estrada que servia uma pedreira que se localiza nas imediações). 
Atravessa-se novamente a ribeira de Terges, desta vez por uma ponte. Alcança-se uma zona de eucaliptal, que antecede a entrada do Monte das Pereiras, atravessa- se seguindo depois pela direita, rumo em frente até à aldeia, entrando-se desta vez pela zona alta da povoação, passa-se a Igreja e chega-se ao fim do percurso.
Pontos de Interesse: Aldeia de Albernoa; Manuel Ribeiro; Monte da Lagoa; Ribeira de Terges; ZPE de Castro Verde; Geologia.

Texto: https://www.ccdr-a.gov.pt/alentejoape/

Fotos da autoria do nosso compadre Rui Isidoro.

Sem comentários:

Enviar um comentário