terça-feira, 10 de março de 2020

Lúcia Lima





A lúcia-lima, também conhecida como limonete, bela-Luísa, erva-Luísa ou doce-Lima, por exemplo, é uma planta medicinal que possui propriedades tranquilizantes e anti-espasmódicas, podendo ser utilizada para tratar principalmente problemas gastrointestinais, por exemplo.
O nome científico da lúcia-lima é Aloysia citriodora e pode ser comprada em alguns mercados, lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.
As partes utilizadas da lúcia-lima são as suas folhas e flores para fazer chás, infusões e compressas, assim como para ser utilizada como tempero na culinária.
Para fazer uma infusão de lúcia-lima basta adicionar uma colher de sopa de folhas secas numa chávena de água quente e deixar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber 2 a 3 vezes por dia.
Efeitos colaterais e contra-indicações:
A lúcia-lima não deve ser utilizada em excesso e sem contra-indicação do médico ou do fitoterapeuta, uma vez que pode resultar numa irritação gástrica, por exemplo. Além disso, o óleo essencial, quando passado na pele na forma de compressa, pode causar irritação em algumas pessoas, sendo recomendado não ir ao sol para evitar queimaduras.

Sem comentários:

Enviar um comentário