A Malva é uma planta medicinal, também conhecida como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa, muito utilizada no tratamento de infecções. O seu nome científico é Malva sylvestris e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres e mercados.
No Alentejo, é uma planta frequente, encontrando-se muito facilmente em toda a região.
O chá de malva pode ser tomado e é excelente para combater a prisão de ventre, soltar o catarro e combater a dor de garganta. Outra forma de aproveitar as propriedades das flores de malva é fazendo um cataplasma com as folhas e flores amassadas, que podem ser aplicadas nas picadas de inseto e feridas, porque tem ação cicatrizante.
As partes da Malva usadas para fins medicinais são as suas folhas e flores para chás ou infusões.
Ingredientes para chá de Malva
- 2 colheres de sopa de folhas secas de Malva;
- 1 xícara de água ferventes.
Modo de preparo
Para preparar o chá, basta colocar 2 colheres de sopa de folhas secas de malva numa xícara de água a ferver, deixar repousar por 10 minutos e coar. Este chá pode-se beber cerca de 3 vezes ao dia.
O principal efeito colateral da malva é a intoxicação, quando utilizada em grandes doses. Além disso, o chá de malva está contraindicado durante a gravidez e a amamentação.
A Malva pode ainda comprometer a absorção de outros medicamentos que contenham mucilagens e, por isso, deve fazer-se um intervalo de pelo menos 1 hora entre a ingestão do chá de Malva e a toma de outros medicamentos.
Fonte: https://www.tuasaude.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário