quarta-feira, 4 de março de 2020

Castelo de Vila Viçosa








No centro de Vila Viçosa ergue-se altaneiro o castelo medieval, mandado edificar por D. Dinis na última década do século XIII. 
De 1461, quando D. Fernando I recebeu a cadeira ducal, até à inauguração do Palácio Ducal, este monumento nacional foi residência dos Bragança. 
A velha fortaleza medieval conservou a sua traça até ao início do século XVI quando os duques D. Jaime I e D. Teodósio I construíram, seguindo os modelos italianos de praças ultramarinas, o resistente castelo artilheiro. 
A reestruturação do castelo, na época das Guerras da Restauração, ficou a dever-se à posição estratégica que a Vila detinha em relação a Castela. 
A planta quadrada, com dois torreões em ângulos opostos, o aspecto compacto e os mecanismos defensivos inovadores – galerias antiminas e canhoneiras fortificadas para fogo cruzado – são características singulares que fazem deste castelo uma das jóias da nossa arquitectura militar. 
No interior da fortaleza, o Solar da Padroeira de Portugal é ponto de paragem obrigatória e, mesmo ao lado, no cemitério jazem os restos mortais da poetisa calipolense Florbela Espanca. 
Por fim, no interior da alcáçova do castelo o visitante pode descobrir os Museus da Caça e de Arqueologia. 
A subida às muralhas oferece uma vista ampla sobre o perímetro urbano de Vila Viçosa e uma perspectiva única sobre o verdadeiro postal ilustrado com que a Avenida Bento de Jesus Caraça e a Praça da República, repletas de verdes laranjeiras, brindam os forasteiros.
Fotos: Alcáçovas Outdoor
Texto: C. M. Vila Viçosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário