domingo, 1 de março de 2020

PR9 PTG ( Portalegre )












Portalegre já tem sinalizado o PR9 PTG Rota da Peregrinação do Senhor dos Aflitos, uma Rota Religiosa de grande beleza natural e paisagística coroada com um pouco conhecido, mas fabuloso, Santuário Cristão como destino...
Este percurso tem por objectivo dar a conhecer o património natural e cultural do território em que se insere.
Inicia-se no Santuário do Senhor dos Aflitos / Senhor dos Mártires (edifício com arquitectura religiosa tardo-barroca), que desde os meados do século XVIII é um dos principais centros de devoção e peregrinação da região do Alto Alentejo. Tradicionalmente, o amplo e frondoso largo deste templo religioso é frequentemente ocupado por famílias e grupos para confraternizarem e merendarem.
Termina na Praça de Touros que, apesar da sua arquitectura popular de cromática ocre, protagoniza a paisagem rural que a envolve.


Fotos: José Pedro Calheiros, SAL- Sistemas Ar Livre.

Caminhar ao ar livre no Alentejo é usufruir dos grandes espaços, captar a riqueza dos montados, fortalecer-se com o vigor das fragas, relaxar perante a imensidão do azul..., tudo isto à distância de um passo...após outro...

Actividade acessível a todos, e conjugando a procura de uma vida mais saudável com a diferente capacidade física de cada um e os diferentes graus de dificuldade dos percursos pedestres, caminhar torna-se quase um apelo da natureza. 

Neste intuito, o projecto "Alentejo a Pé" consiste na sistematização e disponibilização de informação relativa a percursos pedestres existentes na região Alentejo, que possam ser percorridos, em autonomia, por diferentes tipos de utilizadores, podendo a sua pesquisa ser efectuada a partir de algumas características, como a extensão, duração, grau de dificuldade, a sua designação e localização geográfica (por concelho). Dado que a proveniência da informação é bastante abrangente e que esta se encontra estruturada de forma muito diferente, optou-se por não alargar demasiado os campos de pesquisa, de modo a tornar mais homogéneo todo o conjunto.

Sem comentários:

Enviar um comentário